Correio Popular Notícia



PROCON orienta na escolha de peixes e ovos de páscoa

Data da notícia: 30/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120331h.jpg[/IMG] (Da Redação) Durante o período da quaresma e da páscoa é costume de muitas pessoas terem peixes no cardápio e consumir muitos ovos de chocolate, porém, em qualquer ocasião, pequenos detalhes devem ser observados na hora de escolher os alimentos que vão parar na mesa. O consumidor deve sempre fazer pesquisa de preços, pois existem diferenças significativas de um estabelecimento, observando sempre a qualidade dos produtos comercializados.
No peixe fresco, a carne deve estar firme e sem cheiro desagradável, as escamas devem estar bem presas à pele, as guelras vermelhas e úmidas, a cauda firme e os olhos brilhantes e salientes; No caso do peixe em postas, o ideal é que elas sejam cortadas na hora da compra, mas no caso de já estarem cortadas, observe a textura da carne que deve estar firme. Verifique sempre as condições de higiene e armazenamento do estabelecimento.
Nas compras no supermercado o peixe deve estar em um balcão frigorífico e, na feira, precisa ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox e protegido do sol e insetos. É importante observar as condições da embalagem também. No caso de peixe fresco um teste muito utilizado é a pressão dos dedos sobre a carne do pescado. Se a mesma demorar ou não retornar à posição original, o pescado já não se encontra fresco. Quanto ao bacalhau, procure conhecer sua procedência. Uma boa pesquisa de preços e tipos pode levar a compra mais acertada. Não adquira se estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração. Por ter um preço de venda relativamente alto, uma sugestão seria substituir o bacalhau por peixes frescos da temporada.

OVOS DE PÁSCOA - Mesmo se você tiver certeza que está comprando o melhor ovo de chocolate, pesquise os preços antes de comprar. Cuidado com a influência das crianças na hora da escolha para não cometer exageros.
Antes de escolher os ovos de páscoa, observe se o rótulo do produto contém informações como data de validade, peso líquido e composição. Existem determinadas doenças que impedem aos seus portadores a ingestão, por exemplo, de açúcar ou glúten.
É mais importante ficar atento ao peso dos ovos do que ao seu número. As numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos desses ovos não são equivalentes entre as marcas. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo.
É importante que o consumidor tenha consciência de que, se optar por ovos em promoção, estes podem estar quebrados e não poderá obrigar o fornecedor a trocar o produto. A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor.
Ao optar por ovos e bombons caseiro, você pode solicitar uma visita à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de seguirem as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal, pois esta é a sua principal garantia em caso de troca ou reclamação.
Dúvidas dos consumidores podem ser esclarecida na sede do PROCON em Rondônia nas cidades de Ji-Paraná, Rolim de Moura e Porto Velho no horário de 7h30 as 18h30, nas dependências do Shopping Cidadão e no município de Ariquemes e Vilhena no horário das 7h30 as 13h30. Com informações do IDEC.

Fonte:






Noticia vista 1587 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.